A cirurgia para a endometriose visa retirar as lesões causadas pela doença, levando os órgãos pélvicos à sua anatomia normal. Este procedimento exige estrutura hospitalar adequada, equipamentos específicos e equipe bem treinada.
Diferente dos tratamentos clínicos, a cirurgia pode realmente curar os danos causados pela endometriose. Existe a possibilidade do reaparecimento da doença após algum tempo, mas essas chances são reduzidas quando o cirurgião obtém sucesso em retirar todas as áreas afetadas.
-
Quando a cirurgia para endometriose é indicada?
O procedimento é recomendado quando existe presença de células endometriais fora do útero, o que pode gerar sérias complicações e comprometer os órgãos afetados.
A cirurgia também pode ser realizada em pacientes que desejam engravidar, mas possuem infertilidade associada à endometriose. Geralmente é mais recomendada às mulheres que não obtiveram resultados através da fertilização in vitro, mas também pode ser realizada por pacientes que possuem desejo reprodutivo imediato. A fertilidade é restabelecida em até 70% dos casos.
-
Como funciona a cirurgia?
O procedimento pode ser realizado através da laparotomia, mas a videolaparoscopia é mais indicada por apresentar maior detalhe de imagens e, consequentemente, resultados cirúrgicos superiores.
Ambas são realizadas por meio de cortes muito pequenos, nos quais são inseridos instrumentos que permitem ao cirurgião visualizar a área afetada. O cirurgião deverá ser capaz de identificar e preservar os tecidos sadios, removendo apenas os focos da doença. Normalmente o procedimento é pouco invasivo, mas, nos casos em que as células endometriais atingem outros órgãos, a cirurgia pode ser mais complicada, sendo necessária uma equipe médica multidisciplinar.
Em casos específicos, uma histerectomia – retirada completa do útero, o que faz com que a paciente entre em menopausa – pode ser recomendada. Essa cirurgia não cura a doença quando a paciente possui focos de endometriose fora do útero, e só é recomendada em último caso.
A endometriose apresenta sintomas e consequências muito diferentes em cada mulher, por isso é importante que você esteja muito bem informada antes de escolher o tratamento mais adequado para o seu caso. Se você achou este texto relevante e quer saber ainda mais sobre a endometriose, assine nossa newsletter e receba as últimas novidades sobre saúde da mulher.