Categorias
Endometriose

Como a nutrição pode ajudar no controle dos sintomas da endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de endométrio (camada mais interna de células que revestem o útero) fora da cavidade uterina. Os principais locais acometidos são: ovário, bexiga, intestino, peritônio (uma espécie de película que reveste os órgãos abdominais), parede abdominal, pulmão e camadas profundas de outros órgãos.

Pode ser assintomática ou apresentar sintomas, como: cólicas menstruais intensas; dores durante a relação sexual; dores abdominais no período pré-menstrual; sensação extrema de cansaço; alto fluxo menstrual; constipação e dor intestinal; e, em casos mais graves, náuseas e vômitos.

Hoje em dia, sabe-se que a alimentação pode estar relacionada a diversas patologias, propiciando o surgimento delas ou ajudando em seu tratamento. Nesse sentido, com a endometriose não é diferente: uma dieta adequada poderá propiciar um melhor controle dos sintomas e garantir maior qualidade de vida às pacientes.

Por ser uma doença inflamatória e de caráter crônico, o consumo de alimentos que ajudem a manter esse estado de inflamação no organismo auxiliará na permanência dos sintomas, podendo até agravá-los. Dessa forma, é importante reduzir (ou até evitar) o consumo de alimentos processados, café, refrigerantes, bebidas energéticas, chá preto, chocolate, bebidas alcoólicas, lanches pré-preparados, açúcares, soja, leite e derivados, adoçantes artificiais, gorduras saturadas, alimentos ricos em glúten, alimentos com muitos corantes e/ou sódio, entre outros.

Em contrapartida, o consumo de alimentos ricos em ômega 3 auxilia a reduzir o processo inflamatório e propicia um melhor controle dos sintomas. São fontes de ômega 3: salmão, sardinha, cavala, atum, anchova, óleo de coco, semente de chia, semente de linhaça e nozes. Outros alimentos, além da ação antiinflamatória, também possuem ação antioxidante, são eles: açafrão, azeite de oliva, chá de gengibre, chá de vitex, chá verde, frutas vermelhas, frutas cítricas, alho, cebola e curry.

Além disso, o consumo de fibras torna-se um grande aliado das pacientes com endometriose, auxiliando a regular o hábito intestinal. Sendo assim, deve-se investir no consumo de arroz e pães integrais, frutas e legumes com casca, aveia, semente de chia e linhaça, além de vegetais folhosos.

Diante disso, é possível perceber que uma dieta adequada pode auxiliar não apenas na redução dos sintomas da endometriose, mas também numa melhor qualidade de vida, prevenindo outras doenças e garantindo maior bem estar.

Dr.
Marcon Censoni

Cirurgia Digestiva
Cirurgia Laparoscópica
Cirurgia Geral
Cirurgia Proctologia

  • Chefe do serviço de Cirurgia Geral e Proctologia do IBCC (Instituto Brasileiro Controle do Câncer);
  • Chefe do grupo de Internistas do Hospital do Câncer - AC Camargo, em São Paulo;
  • Chefe do serviço Hospitalistas do Hospital do Câncer AC Camargo;
  • Chefe do serviço de Cirurgia Digestiva do IBCC;
  • Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões;
  • Medicin attachè do Serviço de cirurgia Digestiva e Laparoscópica do Hospital Hautepierre - Strasbourg-
  • França - Universidade Luois Pasteur;
  • Membro da Sociedade Brasileira Coloproctologia;
  • Membro da Sociedade Brasileira Laparoscopia;
  • Professor Assistente na Faculdade de Medicina da Pontificia Universidade Católica de Campinas.